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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

RICHIT, Adriana. Estudos de aula na perspectiva de professores formadores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250044.  Epub 14-Out-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250044.

O artigo discute aspectos da dinamização dos estudos de aula em Portugal, considerando-se os desafios manifestados nesse processo e as características que atribuem a essa abordagem especificidade própria na perspectiva de professores-pesquisadores que assumem o papel de seus promotores. Foram entrevistados quatro formadores em estudos de aula do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que se constituiu no material empírico do estudo. A análise apontou dois aspectos relacionados à implementação do estudo e aula em Portugal: a adaptação ao contexto cultural português, que trouxeu alguns desafios e solicitou escolhas diante das características dos grupos de professores envolvidos; e a especificidade desenvolvida em Portugal, com destaque para a abordagem exploratória, a colaboração profissional e a realização de pequenas investigações sobre a prática profissional dos professores participantes.

Palavras-chave : estudos de aula; desenvolvimento profissional; formação inicial de professores; ensino básico.

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