SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Necroeducation: reflections on the death of blacks in the Brazilian educational systemCONTINUED TEACHER TRAINING - EXCELLENT TEACHERS: PROPOSITIONS OF THE WORLD BANK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

BARROS, Surya Aaronovich Pombo de  and  BEZERRA, Amália Cristina Dias da Rocha. Não brancos(as) e periféricos(as): histórias da docência no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250042.  Epub Oct 15, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250042.

Trata-se de pesquisa sobre a docência no Brasil em perspectiva histórica. Com base em raça, classe, gênero e território, analisam-se trajetórias docentes no Brasil entre metade do século XIX e início do século XX. Utilizam-se documentos oficiais, jornais e fotografias como fontes primárias. Os aportes teóricos da história social e da história social da educação embasam a análise. Conclui-se sobre a urgência de incluir as categorias analíticas abordadas em trabalhos sobre a docência, privilegiando não brancos(as) e periféricos(as), que compuseram importante parte de professores(as) brasileiros(as).

Keywords : docência; não brancos(as); periféricos(as); história da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )