SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Necroeducación: reflexiones sobre la muerte del negro en el sistema educativo brasileñoFORMACIÓN CONTINUADA DE PROFESORES - PROFESORES EXCELENTES: PROPOSICIONES DEL BANCO MUNDIAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

BARROS, Surya Aaronovich Pombo de  y  BEZERRA, Amália Cristina Dias da Rocha. Não brancos(as) e periféricos(as): histórias da docência no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250042.  Epub 15-Oct-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250042.

Trata-se de pesquisa sobre a docência no Brasil em perspectiva histórica. Com base em raça, classe, gênero e território, analisam-se trajetórias docentes no Brasil entre metade do século XIX e início do século XX. Utilizam-se documentos oficiais, jornais e fotografias como fontes primárias. Os aportes teóricos da história social e da história social da educação embasam a análise. Conclui-se sobre a urgência de incluir as categorias analíticas abordadas em trabalhos sobre a docência, privilegiando não brancos(as) e periféricos(as), que compuseram importante parte de professores(as) brasileiros(as).

Palabras clave : docência; não brancos(as); periféricos(as); história da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )