SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Necroeducação: reflexões sobre a morte do negro no sistema educacional brasileiroFormação continuada de professores - professores excelentes: proposições do Banco Mundial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

BARROS, Surya Aaronovich Pombo de  e  BEZERRA, Amália Cristina Dias da Rocha. Não brancos(as) e periféricos(as): histórias da docência no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250042.  Epub 15-Out-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250042.

Trata-se de pesquisa sobre a docência no Brasil em perspectiva histórica. Com base em raça, classe, gênero e território, analisam-se trajetórias docentes no Brasil entre metade do século XIX e início do século XX. Utilizam-se documentos oficiais, jornais e fotografias como fontes primárias. Os aportes teóricos da história social e da história social da educação embasam a análise. Conclui-se sobre a urgência de incluir as categorias analíticas abordadas em trabalhos sobre a docência, privilegiando não brancos(as) e periféricos(as), que compuseram importante parte de professores(as) brasileiros(as).

Palavras-chave : docência; não brancos(as); periféricos(as); história da educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )