SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Non-white and peripheral teachers: history of teaching in BrazilSEXUALITY IN THE SCHOOL CONTEXT: ETHICAL VIOLENCE AND DISPUTES FOR RECOGNITION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MORETO, Julio Antonio. Formação continuada de professores - professores excelentes: proposições do Banco Mundial. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250047.  Epub Nov 04, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250047.

Estudamos a formação continuada de professores nas ações do Banco Mundial, conforme o Relatório Anual de 2018, e do Training teachers on the job: what works and how to measure it. Explicitamos a globalização pela teoria da ocidentalização como possibilidade explicativa, além de a formação ser entendida como formação profissional em alternância: articulação entre trabalho (prática) e estudos, compreendendo: a teoria do capital humano pela soma de aptidões e saberes, fonte de capacidade produtiva; a pedagogia das competências e a performance da escola, pelas avaliações externas; o treino de técnicas para ações futuras; o domínio da tecnologia; a preparação para o trabalho; o acompanhamento da sala de aula; e a adequação à prescrição de modelos que orientam os sistemas de acordo com as necessidades da globalização, como os professores, pelo treino e pela técnica.

Keywords : formação continuada de professores; Banco Mundial; globalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )