SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Formação continuada de professores - professores excelentes: proposições do Banco MundialRepercussões das tecnologias digitais sobre o desempenho de atenção: em busca de evidências científicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

TORRES, Marco Antônio; SARAIVA, Izabella Marina Martinho  e  GONZAGA, Rubens Modesto. Sexualidades no contexto escolar: violência ética e disputas por reconhecimento. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250049.  Epub 04-Nov-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250049.

Este texto apresenta uma pesquisa que investigou a produção da violência ética e do reconhecimento das sexualidades em contextos escolares. Entendemos que a radicalização da teoria do reconhecimento, por Judith Butler, tem possibilitado análises importantes sobre os vínculos entre política e moral. Uma das facetas da violência ética caracteriza-se pela obliteração do relato de si, do silenciamento das lutas e dos sofrimentos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e mais (LGBTI+). Para nossas análises, promovemos grupos focais e uma entrevista narrativa com docentes da educação básica de escolas públicas. A pesquisa é fruto do trabalho de um conjunto de pesquisadores/as que nos últimos quatro anos, em um curso de mestrado, se envolveram com o tema das sexualidades nos contextos escolares. Nossas análises apontam tanto para a produção de vidas insuportáveis como para a constituição de resistências que buscam pela possibilidade de vidas habitáveis, porém numa ambiência marcada por discursos contrários às sexualidades.

Palavras-chave : sexualidades; escola; violência ética; reconhecimento; LGBTfobia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )