SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25SEXUALIDAD EN EL CONTEXTO ESCOLAR: VIOLENCIA ÉTICA Y DISPUTAS POR RECONOCIMIENTOModelos de competencias sobre formación política: aporte a la formación inicial docente en educación ciudadana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

RAMOS, Daniela Karine  y  VIEIRA, Rui Marques. Repercussões das tecnologias digitais sobre o desempenho de atenção: em busca de evidências científicas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250048.  Epub 04-Nov-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250048.

Os objetivos deste trabalho foram identificar estudos que relacionassem a capacidade de atenção ao uso das tecnologias, visando mapear os efeitos descritos sobre o desempenho na atenção; descrever intervenções com o uso de tecnologias para o aprimoramento da atenção; e caracterizar os usos das tecnologias em contextos educacionais para melhorar a atenção dos alunos. Realizou-se uma revisão de literatura sistemática integrativa nas bases de dados Education Resources Information Center (Eric), Web of Science e Scopus. A primeira etapa de busca resultou em 257 trabalhos. Após análise pautada nos critérios de inclusão e exclusão, procedeu-se à análise de nove trabalhos. De modo geral, os efeitos descritos revelaram que a interação com as tecnologias pode repercutir sobre o desempenho da atenção por causa do grande fluxo de informações e estímulos, indicando consequências como maior distração e foco na multitarefa. Aponta-se, ainda, para a possibilidade de fazer uso desses recursos em intervenções para a melhoria da capacidade de atenção.

Palabras clave : influência da tecnologia; processos cognitivos; atenção; aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )