SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Sexualidades no contexto escolar: violência ética e disputas por reconhecimentoMODELOS DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO POLÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM EDUCAÇÃO CIDADàíndice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

RAMOS, Daniela Karine  e  VIEIRA, Rui Marques. Repercussões das tecnologias digitais sobre o desempenho de atenção: em busca de evidências científicas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250048.  Epub 04-Nov-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250048.

Os objetivos deste trabalho foram identificar estudos que relacionassem a capacidade de atenção ao uso das tecnologias, visando mapear os efeitos descritos sobre o desempenho na atenção; descrever intervenções com o uso de tecnologias para o aprimoramento da atenção; e caracterizar os usos das tecnologias em contextos educacionais para melhorar a atenção dos alunos. Realizou-se uma revisão de literatura sistemática integrativa nas bases de dados Education Resources Information Center (Eric), Web of Science e Scopus. A primeira etapa de busca resultou em 257 trabalhos. Após análise pautada nos critérios de inclusão e exclusão, procedeu-se à análise de nove trabalhos. De modo geral, os efeitos descritos revelaram que a interação com as tecnologias pode repercutir sobre o desempenho da atenção por causa do grande fluxo de informações e estímulos, indicando consequências como maior distração e foco na multitarefa. Aponta-se, ainda, para a possibilidade de fazer uso desses recursos em intervenções para a melhoria da capacidade de atenção.

Palavras-chave : influência da tecnologia; processos cognitivos; atenção; aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )