SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25REPERCUSIONES DE LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES SOBRE EL DESEMPEÑO DE ATENCIÓN: EN BÚSQUEDA DE EVIDENCIAS CIENTÍFICASDE SIRENA A MEB: ARTICULACIONES ENTRE EMPRESARIOS, IGLESIA CATÓLICA Y ESTADO PARA LA IMPLEMENTACIÓN DE LA RADIO EDUCACIÓN EN BRASIL (DÉCADA DE 1950) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PATINO, Ramiro Gastón Lobatón. MODELOS DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO POLÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM EDUCAÇÃO CIDADÃ. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250050.  Epub 04-Nov-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250050.

Este artigo pretendeu analisar os processos de construção teórica em relação às competências sobre educação política no debate sobre a didática política alemã. Para isso, três modelos de educação política serão analisados: o modelo apresentado pela Sociedade de Didática e Educação Política para Jovens e Adultos da Alemanha (Modelo GPJE); o modelo de competências políticas proposto pela equipe de Georg Weißeno; e o modelo austríaco de competências de educação política. A partir destes modelos, há implicações para se pensar a formação docente inicial em educação cidadã para o Chile. Entre os principais resultados está a constatação de que a formação docente inicial exige, em nível teórico e metodológico, uma articulação dialética entre o campo do conhecimento da especialidade como componente curricular e o campo da competência didática na educação cidadã.

Palabras clave : educação política; educação cidadã; modelo de competências; formação docente inicial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )