SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Repercussões das tecnologias digitais sobre o desempenho de atenção: em busca de evidências científicasDo SIRENA ao MEB: articulações entre empresários, Igreja Católica e Estado para a implantação da radioeducação no Brasil (década de 1950) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PATINO, Ramiro Gastón Lobatón. MODELOS DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO POLÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM EDUCAÇÃO CIDADÃ. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250050.  Epub 04-Nov-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250050.

Este artigo pretendeu analisar os processos de construção teórica em relação às competências sobre educação política no debate sobre a didática política alemã. Para isso, três modelos de educação política serão analisados: o modelo apresentado pela Sociedade de Didática e Educação Política para Jovens e Adultos da Alemanha (Modelo GPJE); o modelo de competências políticas proposto pela equipe de Georg Weißeno; e o modelo austríaco de competências de educação política. A partir destes modelos, há implicações para se pensar a formação docente inicial em educação cidadã para o Chile. Entre os principais resultados está a constatação de que a formação docente inicial exige, em nível teórico e metodológico, uma articulação dialética entre o campo do conhecimento da especialidade como componente curricular e o campo da competência didática na educação cidadã.

Palavras-chave : educação política; educação cidadã; modelo de competências; formação docente inicial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )