SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25COMPETENCY-BASED MODELS REGARDING POLITICAL EDUCATION: A CONTRIBUTION TO INITIAL TEACHER FORMATION IN CITIZEN EDUCATIONPedagogical experiences and knowledge of teachers at the beginning of the educational profession: a narrative inquiry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

BILHAO, Isabel Aparecida  and  KLAFKE, Álvaro Antonio. Do SIRENA ao MEB: articulações entre empresários, Igreja Católica e Estado para a implantação da radioeducação no Brasil (década de 1950). Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250052.  Epub Nov 04, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250052.

O artigo analisa as articulações entre a Igreja Católica, a Philips do Brasil e o governo brasileiro relacionadas à implantação de um sistema radioeducativo no país. Observamos as relações interinstitucionais ao longo da década de 1950, quando o enfrentamento ao analfabetismo se constituiu em política nacional. O exame das fontes privilegiou, além de documentos oficiais e outros escritos, o livro Educação fundamental pelo rádio, de João Ribas da Costa, professor, entusiasta da radioeducação e funcionário da Philips. Com base na ideia de estratégia, de Michel de Certeau, buscamos identificar os argumentos em defesa da implantação do Sistema Radioeducativo Nacional (SIRENA), compreender as noções do papel e da competência do Estado então veiculadas e destacar os distintos interesses que convergiam em um projeto comum. Finalmente, observamos as relações entre a constituição desse sistema e o estabelecimento do Movimento de Educação de Base (MEB), em 1961.

Keywords : educação radiofônica; Igreja Católica; Philips do Brasil; SIRENA; Movimento de Educação de Base.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )