Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
FERNANDEZ, Julio Hizmeri et al. Experiências e saberes pedagógicos de docentes no início do oficio educativo: uma pesquisa narrativa. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250053. Epub 26-Nov-2020. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250053.
Este artigo explora experiências, tensões e saberes de cinco docentes em início de carreira docente para interrogar, mediante a metodologia da pesquisa narrativa, o significado das vivências e o saber cultivado, desde o entendimento de que a formação docente não se conclui na universidade e que os docentes vivem um período de experimentação, marcado por tensões com a realidade educativa que os direciona na procura de um modo próprio de ser docente. Os resultados mostram as vicissitudes vividas em torno da relação com o outro (o estudante) e com o saber (matéria), onde a relação educativa (relação de alteridade entre professor, aluno e conhecimento) se instala como um tema essencial, ampliando a complexidade epistêmica do saber pedagógico, evidenciando os limites da formação acadêmica tradicional e restituindo a experiência vivida como lugar privilegiado na construção de um saber profissional.
Palabras clave : saber pedagógico; experiência; professor principiante; pesquisa narrativa.