SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Pedagogical experiences and knowledge of teachers at the beginning of the educational profession: a narrative inquiryTransforming the territory: the importance of the Latin American Integration University for culture in the Brazil-Paraguay-Argentina triple frontier author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

VEGA, Luis Felipe de la. A melhoria educacional analisada a partir das contribuições da sociologia de Margaret Archer: um estudo de caso. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250056.  Epub Nov 25, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250056.

Este artigo abordou o desafio de usar uma estrutura analítica sociológica para o estudo da melhoria educacional. A lógica analítica da teoria morfogenética de Margaret Archer foi considerada para estudar os processos desenvolvidos por um grupo de escolas chilenas, no âmbito da implementação de uma política educacional. A metodologia do estudo de caso foi utilizada para essa investigação e este artigo apresenta um dos estudos de caso. A análise morfogenética permitiu identificar as múltiplas restrições aos agentes envolvidos com a escola, por parte dos componentes da estrutura social e cultural. A visibilidade desses aspectos e a inter-relação entre eles ajudam a entender a ausência de transformações positivas nesse caso.

Keywords : melhoria educacional; teoria sociológica; política educacional; teoria morfogenética; Margaret Archer.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )