SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Experiências e saberes pedagógicos de docentes no início do oficio educativo: uma pesquisa narrativaTransformando o território: a importância da universidade de integração latino-americana para a cultura na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

VEGA, Luis Felipe de la. A melhoria educacional analisada a partir das contribuições da sociologia de Margaret Archer: um estudo de caso. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250056.  Epub 25-Nov-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250056.

Este artigo abordou o desafio de usar uma estrutura analítica sociológica para o estudo da melhoria educacional. A lógica analítica da teoria morfogenética de Margaret Archer foi considerada para estudar os processos desenvolvidos por um grupo de escolas chilenas, no âmbito da implementação de uma política educacional. A metodologia do estudo de caso foi utilizada para essa investigação e este artigo apresenta um dos estudos de caso. A análise morfogenética permitiu identificar as múltiplas restrições aos agentes envolvidos com a escola, por parte dos componentes da estrutura social e cultural. A visibilidade desses aspectos e a inter-relação entre eles ajudam a entender a ausência de transformações positivas nesse caso.

Palavras-chave : melhoria educacional; teoria sociológica; política educacional; teoria morfogenética; Margaret Archer.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )