SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25The educational improvement analyzed from the contributions of the sociology of Margaret Archer: a case studyHigher education music programs, coloniality, and curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ODERICH, Cecília Leão  and  BALDI, Mariana. Transformando o território: a importância da universidade de integração latino-americana para a cultura na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250059.  Epub Nov 25, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250059.

O foco deste trabalho está na reflexão sobre o processo de transformação promovido pela instalação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana na cidade de Foz do Iguaçu (PR), evidenciando a transversalidade entre políticas educacionais e culturais e o impacto no desenvolvimento regional. Fronteiras foram objeto de políticas públicas, na maioria das vezes, sob a ótica da segurança e da soberania nacional. Assim, a inexistência de políticas voltadas ao desenvolvimento das cidades que compõem a chamada faixa de fronteira só se alterou recentemente. A universidade, constituída em 2010, já sofre questionamentos quanto à sua existência. O ensaio argumenta a importância das cidades da fronteira para o desenvolvimento econômico, educacional e cultural, promovendo a diversidade e a sustentabilidade. No artigo são explorados os conceitos de território, fronteira e diversidade cultural, focando de modo ilustrativo em experiências do cinema independente realizado na região.

Keywords : território; fronteira; cultura; educação; Universidade Federal da Integração Latino-Americana; diversidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )