SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionaisAnálise do percurso escolar de um estudante com altas habilidades em um contexto familiar multilíngue: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MEIRA, Letícia Mara de. Sobre a história do currículo: temas, conceitos e referências das pesquisas brasileiras. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250051.  Epub 25-Nov-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250051.

O objetivo deste artigo foi analisar, por meio da incidência de temas, conceitos e referências, a produção historiográfica sobre currículo no Brasil. Como metodologia, foram utilizadas estratégias da pesquisa bibliométrica e metapesquisa. O trabalho foi organizado em três etapas: revisão sistemática da literatura; análise dos títulos e resumos de teses e dissertações; e análise de referências bibliográficas e palavras-chave de artigos científicos. A análise dos objetos de estudo das teses e dissertações demonstrou que a produção acadêmica pode ser distribuída em quatro eixos temáticos que dizem respeito tanto ao contexto escolar como ao contexto acadêmico: cursos, disciplinas, políticas e teorias-práticas. Já as redes formadas pelas referências bibliográficas e palavras-chave indicadas nos artigos revelaram que a base epistemológica dessa produção acadêmica está intrinsecamente relacionada às duas principais áreas de pesquisa: história da educação e estudos do currículo.

Palavras-chave : história do currículo; história da educação; estudos do currículo; análise bibliométrica; metapesquisa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )