SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25About curriculum history: themes, concepts and references of Brazilian researchesGENDER PERSPECTIVE IN EDUCATIONAL CURRICULA: OBSTACLES AND DEVELOPMENTS IN MIDDLE SCHOOL AND HIGH SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

STREIECHEN, Eliziane Manosso; KRAUSE-LEMKE, Cibele  and  CRUZ, Gilmar de Carvalho. Análise do percurso escolar de um estudante com altas habilidades em um contexto familiar multilíngue: um estudo de caso. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250057.  Epub Nov 25, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250057.

Este artigo analisa o percurso escolar de um estudante com altas habilidades/superdotação, filho de mãe surda, em um contexto familiar multilíngue. Trata-se de uma pesquisa etnográfica longitudinal que se estendeu dos 5 aos 14 anos de idade do sujeito pesquisado. Em primeiro lugar, analisou-se o contexto familiar multilinguístico em que o sujeito está inserido, visando identificar a sua língua 1 (L1). Posteriormente, investigou-se seu percurso escolar, objetivando distinguir os motivos que o levaram a apresentar inúmeros desafios em sua escolarização. Por meio dessas etapas de pesquisa, foi possível constatar, a princípio, que a língua de sinais brasileira (Libras) e a língua portuguesa são L1 desse sujeito e, na etapa seguinte, que a existência de um contexto familiar multilíngue gerou conflitos no desenvolvimento do seu processo de escrita e suas altas habilidades não foram consideradas na intervenção escolar, levando-o a desenvolver total desinteresse pelos estudos.

Keywords : altas habilidades; superdotação; filhos ouvintes; pais surdos; inclusão; língua de sinais brasileira; pesquisa etnográfica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )