SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25ACERCA DE LA HISTORIA DEL CURRÍCULO: TEMAS, CONCEPTOS Y REFERENCIAS DE LAS INVESTIGACIÓNES BRASILEÑASPerspectiva de género en currículums educativos: obstáculos y avances en educación básica y media índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

STREIECHEN, Eliziane Manosso; KRAUSE-LEMKE, Cibele  y  CRUZ, Gilmar de Carvalho. Análise do percurso escolar de um estudante com altas habilidades em um contexto familiar multilíngue: um estudo de caso. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250057.  Epub 25-Nov-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250057.

Este artigo analisa o percurso escolar de um estudante com altas habilidades/superdotação, filho de mãe surda, em um contexto familiar multilíngue. Trata-se de uma pesquisa etnográfica longitudinal que se estendeu dos 5 aos 14 anos de idade do sujeito pesquisado. Em primeiro lugar, analisou-se o contexto familiar multilinguístico em que o sujeito está inserido, visando identificar a sua língua 1 (L1). Posteriormente, investigou-se seu percurso escolar, objetivando distinguir os motivos que o levaram a apresentar inúmeros desafios em sua escolarização. Por meio dessas etapas de pesquisa, foi possível constatar, a princípio, que a língua de sinais brasileira (Libras) e a língua portuguesa são L1 desse sujeito e, na etapa seguinte, que a existência de um contexto familiar multilíngue gerou conflitos no desenvolvimento do seu processo de escrita e suas altas habilidades não foram consideradas na intervenção escolar, levando-o a desenvolver total desinteresse pelos estudos.

Palabras clave : altas habilidades; superdotação; filhos ouvintes; pais surdos; inclusão; língua de sinais brasileira; pesquisa etnográfica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )