SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25ANÁLISIS DEL RECORRIDO ESCOLAR DE UN ESTUDIANTE CON ALTAS HABILIDADES EN UN CONTEXTO FAMILIAR MULTILINGÜE: UN ESTUDIO DE CASOUSO DE SENDEROS ECOLÓGICOS PARA LA EDUCACIÓN EN CIENCIAS EN LA EDUCACIÓN BÁSICA: MIRADAS DESDE LA PERSPECTIVA DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

VALENZUELA-VALENZUELA, Amanda  y  CARTES-VELASQUEZ, Ricardo. PERSPECTIVA DE GÊNERO NO CURRÍCULO EDUCACIONAL: OBSTÁCULOS E AVANÇOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250063.  Epub 14-Dic-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250063.

O sistema educacional é uma das instâncias que permite a construção da identidade de gênero dos alunos e alunas. Historicamente, a abordagem de gênero na educação se restringiu à desigualdade de acesso para as alunas, mas esse não é o único problema. Nesta revisão, discutem-se os antecedentes da abordagem de gênero na educação, as maneiras pelas quais o assunto foi trabalhado, a relevância do currículo no ensino da perspectiva de gênero e os obstáculos à incorporação dessa perspectiva. Apesar da superação de múltiplas barreiras, os resultados permitem afirmar que é preciso trabalhar na formação inicial e continuada dos professores e professoras, explicitando questões de gênero no currículo e criando espaços de reflexão nas instituições escolares.

Palabras clave : currículo; abordagem de gênero; educação não sexista.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )