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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

VALENZUELA-VALENZUELA, Amanda  e  CARTES-VELASQUEZ, Ricardo. PERSPECTIVA DE GÊNERO NO CURRÍCULO EDUCACIONAL: OBSTÁCULOS E AVANÇOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250063.  Epub 14-Dez-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250063.

O sistema educacional é uma das instâncias que permite a construção da identidade de gênero dos alunos e alunas. Historicamente, a abordagem de gênero na educação se restringiu à desigualdade de acesso para as alunas, mas esse não é o único problema. Nesta revisão, discutem-se os antecedentes da abordagem de gênero na educação, as maneiras pelas quais o assunto foi trabalhado, a relevância do currículo no ensino da perspectiva de gênero e os obstáculos à incorporação dessa perspectiva. Apesar da superação de múltiplas barreiras, os resultados permitem afirmar que é preciso trabalhar na formação inicial e continuada dos professores e professoras, explicitando questões de gênero no currículo e criando espaços de reflexão nas instituições escolares.

Palavras-chave : currículo; abordagem de gênero; educação não sexista.

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