SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25GENDER PERSPECTIVE IN EDUCATIONAL CURRICULA: OBSTACLES AND DEVELOPMENTS IN MIDDLE SCHOOL AND HIGH SCHOOLAffective relationships, gesturality, and musicality: children’s ludic cultures in pre-school education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

PIN, José Renato de Oliveira  and  ROCHA, Marcelo Borges. As trilhas ecológicas para o ensino de ciências na educação básica: olhares da perspectiva docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250062.  Epub Dec 15, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250062.

As trilhas ecológicas materializam espaços educativos potenciais ao processo de ensino-aprendizagem. Assim, este estudo teve por objetivo investigar as contribuições didático-pedagógicas das trilhas ecológicas por meio da compreensão de 22 professores de Ciências, Biologia, Física e Química da educação básica de 16 municípios do estado do Espírito Santo. À luz da metodologia pesquisa-ação, foi evidenciado que as trilhas constituem espaços não formais singulares, uma vez que proporcionam a mediação do conhecimento in situ, ao ar livre (sem paredes, sujeito a intempéries e surpresas), o que impele os educadores a um olhar acurado sobre o planejamento de sua prática e sobre as atividades propostas antes e depois da realização do campo (vivência na trilha). A pesquisa permitiu concluir que as trilhas corroboram com a autonomia docente, configuram uma possibilidade didático-pedagógica motivadora e contribuem para a construção e/ou a consolidação de valores socioambientais salutares.

Keywords : trilha ecológica; percepção docente; fazer didático-pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )