SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Perspectiva de género en currículums educativos: obstáculos y avances en educación básica y mediaRELACIONES AFECTIVAS, GESTUALIDADES Y MUSICALIDADES: CULTURAS LÚDICAS INFANTILES EN LA EDUCACIÓN PREESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PIN, José Renato de Oliveira  y  ROCHA, Marcelo Borges. As trilhas ecológicas para o ensino de ciências na educação básica: olhares da perspectiva docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250062.  Epub 15-Dic-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250062.

As trilhas ecológicas materializam espaços educativos potenciais ao processo de ensino-aprendizagem. Assim, este estudo teve por objetivo investigar as contribuições didático-pedagógicas das trilhas ecológicas por meio da compreensão de 22 professores de Ciências, Biologia, Física e Química da educação básica de 16 municípios do estado do Espírito Santo. À luz da metodologia pesquisa-ação, foi evidenciado que as trilhas constituem espaços não formais singulares, uma vez que proporcionam a mediação do conhecimento in situ, ao ar livre (sem paredes, sujeito a intempéries e surpresas), o que impele os educadores a um olhar acurado sobre o planejamento de sua prática e sobre as atividades propostas antes e depois da realização do campo (vivência na trilha). A pesquisa permitiu concluir que as trilhas corroboram com a autonomia docente, configuram uma possibilidade didático-pedagógica motivadora e contribuem para a construção e/ou a consolidação de valores socioambientais salutares.

Palabras clave : trilha ecológica; percepção docente; fazer didático-pedagógico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )