SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Affective relationships, gesturality, and musicality: children’s ludic cultures in pre-school educationPaulo Freire and Edgar Morin in post-graduation: profile and perceptions of effects from a post-graduate program in Health Promotion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SANTANA, Flávia Cristina de Macêdo  and  BARBOSA, Jonei Cerqueira. O dispositivo formativo da residência pedagógica: ataques, lutas e resistências. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250065.  Epub Dec 14, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250065.

Este artigo teve por objetivo analisar como a implementação do Programa Residência Pedagógica (PRP) fortalece determinadas linhas de força no dispositivo formativo da residência pedagógica. Para tanto, mobilizamos algumas ferramentas conceituais propostas por Foucault. Optamos pela análise documental de um corpus constituído de portarias, editais e manifestos de entidades, os quais nos deram indícios sobre quais linhas de força do dispositivo são reforçadas com a implementação do programa. Diante disso, tomamos como referência cinco pontos de ancoragem: o duelo entre teoria e prática; a reformulação do estágio; a relação universidade e escola; a associação do PRP à Base Nacional Comum Curricular; e a autonomia das instituições formadoras. De maneira geral, os modos de resistência operacionalizados atravessaram o dispositivo colocando em relevo quatro estratégias: acusação, rejeição, restrição e repúdio. Essa análise microssocial sugere a reestruturação do programa, para que seu discurso seja legitimado.

Keywords : formação de professores; residência pedagógica; dispositivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )