SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25RELACIONES AFECTIVAS, GESTUALIDADES Y MUSICALIDADES: CULTURAS LÚDICAS INFANTILES EN LA EDUCACIÓN PREESCOLARPAULO FREIRE Y EDGAR MORIN EN POSGRADUACIÓN: PERFIL Y PERCEPCIONES DE EFECTOS DE UN PROGRAMA POSGRADO EN PROMOCIÓN DE LA SALUD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SANTANA, Flávia Cristina de Macêdo  y  BARBOSA, Jonei Cerqueira. O dispositivo formativo da residência pedagógica: ataques, lutas e resistências. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250065.  Epub 14-Dic-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250065.

Este artigo teve por objetivo analisar como a implementação do Programa Residência Pedagógica (PRP) fortalece determinadas linhas de força no dispositivo formativo da residência pedagógica. Para tanto, mobilizamos algumas ferramentas conceituais propostas por Foucault. Optamos pela análise documental de um corpus constituído de portarias, editais e manifestos de entidades, os quais nos deram indícios sobre quais linhas de força do dispositivo são reforçadas com a implementação do programa. Diante disso, tomamos como referência cinco pontos de ancoragem: o duelo entre teoria e prática; a reformulação do estágio; a relação universidade e escola; a associação do PRP à Base Nacional Comum Curricular; e a autonomia das instituições formadoras. De maneira geral, os modos de resistência operacionalizados atravessaram o dispositivo colocando em relevo quatro estratégias: acusação, rejeição, restrição e repúdio. Essa análise microssocial sugere a reestruturação do programa, para que seu discurso seja legitimado.

Palabras clave : formação de professores; residência pedagógica; dispositivo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )