SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25EL DISPOSITIVO DE FORMACIÓN DE LA RESIDENCIA PEDAGÓGICA: ATAQUES, LUCHA Y RESISTENCIADESEMPEÑO DIFERENCIAL DE LOS ESTUDIANTES CON CUOTAS EN EL EXAMEN NACIONAL DE RENDIMIENTO ESTUDIANTIL: EVIDENCIA SOBRE INSTITUCIONES FEDERALES DE EDUCACIÓN SUPERIOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SILVA, Jaqueline Roberta da; MANIGLIA, Fabíola Pansani  y  FIGUEIREDO, Glória Lúcia Alves. Paulo Freire e Edgard Morin na pós-graduação: perfil e percepções de egressos de um programa de pós-graduação em Promoção da Saúde. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250061.  Epub 15-Dic-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250061.

O presente estudo discute o processo de formação de profissionais da saúde diante das demandas advindas da sociedade com recursos humanos capacitados em buscar respostas saudáveis e sustentáveis. Objetivou-se analisar o perfil e as competências adquiridas em promoção da saúde (PS) e a inserção no mercado de trabalho de egressos de um programa de pós-graduação em PS que fundamenta sua metodologia em Paulo Freire e Edgar Morin. É uma pesquisa de campo, do tipo mista, de caráter exploratório. A amostra totalizou 54 participantes, egressos titulados entre 2012 e 2017, representando 50,5% da população do período. A formação em PS apresenta-se beneficiada pela abordagem crítica reflexiva adotada pelo programa e com base em Paulo Freire e Edgar Morin, comprometidos com a realidade, extraindo-se a essência da prática e permitindo a transformação da realidade. Destaca-se que parte desses egressos está atuando na docência e retroalimentando, assim, o processo de ensinagem na perspectiva da PS.

Palabras clave : prática educativa; formação em promoção da saúde; competências de promoção da saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )