SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Paulo Freire e Edgard Morin na pós-graduação: perfil e percepções de egressos de um programa de pós-graduação em Promoção da Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ARAUJO, Antonia Amanda; BENEVIDES, Alesandra de Araújo; MARIANO, Francisca Zilania  e  BARBOSA, Rafael Barros. Diferencial de desempenho dos estudantes cotistas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: evidências sobre as instituições de ensino superior federais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250064.  Epub 17-Dez-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250064.

Investiga-se o diferencial de desempenho entre os estudantes cotistas e não cotistas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) entre 2013 e 2015 com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, assim como se há efeito heterogêneo entre os tipos de cotas disponíveis: étnico-racial, renda, escola pública, combinação e outros. Foram utilizados dois métodos: balanceamento por entropia e pareamento por escore de propensão para múltiplos tratamentos. Os resultados apontam que o efeito das cotas foi significativo, porém negativo sobre a nota bruta. No modelo de múltiplos tratamentos, constata-se efeito negativo e significante em cotas étnico-racial, renda e outros, contudo foram positivos e significativos os efeitos em escola pública e combinação. Conclui-se que o desempenho é afetado de maneira heterogênea a depender do tipo de cota. Ademais, em média, o cotista apresenta desempenho abaixo do não cotista no ENADE.

Palavras-chave : diferencial de desempenho; estudantes cotistas; Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )