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Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FERNANDES, Natália  and  MARCHI, Rita de Cássia. A participação das crianças nas pesquisas: nuances a partir da etnografia e na investigação participativa. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250024.  Epub Apr 30, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250024.

As conquistas realizadas nas últimas duas décadas sobre a possibilidade de considerar as crianças como sujeitos de pesquisa foram muito significativas e, desse modo, têm-se multiplicado publicações que anunciam a participação da criança no desenvolvimento de investigações. No entanto, o conceito de participação tem sido invocado para dar conta de práticas de pesquisa nas quais, muitas vezes, não está assegurado sequer um nível básico em tomar as vozes das crianças em consideração. Neste texto propomos argumentar pela mobilização crítica desse conceito com base em dois métodos de pesquisa: a etnografia e a investigação participativa. Discutiremos semelhanças e diferenças entre esses métodos, argumentando e interrogando as formas e os significados que a participação das crianças assume em cada um, tendo em conta aspectos epistemológicos e políticos que lhes são inerentes e as implicações que têm na forma como o conceito de participação é mobilizado nos processos de pesquisa.

Keywords : etnografia; investigação participativa; participação; pesquisa com crianças.

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