SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Alfabetización cientifica versus letramento cientifico: un problema de denominación o una diferencia conceptual? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

FERNANDES, Natália  y  MARCHI, Rita de Cássia. A participação das crianças nas pesquisas: nuances a partir da etnografia e na investigação participativa. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250024.  Epub 30-Abr-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250024.

As conquistas realizadas nas últimas duas décadas sobre a possibilidade de considerar as crianças como sujeitos de pesquisa foram muito significativas e, desse modo, têm-se multiplicado publicações que anunciam a participação da criança no desenvolvimento de investigações. No entanto, o conceito de participação tem sido invocado para dar conta de práticas de pesquisa nas quais, muitas vezes, não está assegurado sequer um nível básico em tomar as vozes das crianças em consideração. Neste texto propomos argumentar pela mobilização crítica desse conceito com base em dois métodos de pesquisa: a etnografia e a investigação participativa. Discutiremos semelhanças e diferenças entre esses métodos, argumentando e interrogando as formas e os significados que a participação das crianças assume em cada um, tendo em conta aspectos epistemológicos e políticos que lhes são inerentes e as implicações que têm na forma como o conceito de participação é mobilizado nos processos de pesquisa.

Palabras clave : etnografia; investigação participativa; participação; pesquisa com crianças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )