SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26EVALUATION OF LEARNING IN NATURAL SCIENCE AND BIOLOGY AND GEOLOGY CLASSES: FROM PERCEPTIONS TO PRACTICES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo. Educação: tecnologias, cultura hacker e ensino de artes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260001.  Epub Feb 12, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260001.

Este artigo, de natureza teórica, reflete sobre como a aproximação crítica com as tecnologias e com a cultura hacker no espaço escolar pode colaborar para avanços no ensino das artes. O texto se subdivide em três partes que abordam: noções de tecnologia na educação e suas implicações para as práticas de ensino; cultura hacker e condutas mediadoras de professoras/es em sala de aula; implicações das discussões anteriores para as artes contemporâneas no contexto escolar. Resulta dessa reflexão: em arte, apoiando-nos na história, só a feitura e a fruição são capazes de instaurar processos de construção e ampliação do conhecimento estético; quem cria deve ser visto e incentivado como um agente crítico dos meios, das técnicas, das tecnologias e dos temas com que opera sua criação; a criação, em arte, deve primeiro servir para que a pessoa que cria possa questionar a si, suas relações e seus posicionamentos no mundo, antes que possa propor algo dessa natureza ao fruidor.

Keywords : educação; tecnologias; cultura hacker; ensino de artes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )