SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26EVALUATION OF LEARNING IN NATURAL SCIENCE AND BIOLOGY AND GEOLOGY CLASSES: FROM PERCEPTIONS TO PRACTICESThe culture of grade retention in schools organized in cycles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

RUIZ, Alberto Galaz  and  HERRERA, Marcelo Arancibia. O DESAFIO DA EDUCAÇÃO CIDADÃ: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260004.  Epub Feb 22, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260004.

Para o Estado do Chile, a formação cidadã é um desafio para fortalecer a democracia. Para isso, foram organizadas escolas para implementar um Plano de Formação Cidadã. No entanto, essa tarefa é complexa porque envolve transformar representações e desenvolver ações em um campo curricular onde prevalecem as prescrições oficiais. Este artigo discute as iniciativas desenvolvidas pelo Estado do Chile e discute seu escopo teórico-prático como base para abordar as conquistas e dificuldades de um projeto de acompanhamento desenvolvido por uma equipe da Universidad Austral Chile planos de apoio em 61 escolas. O pano de fundo refere-se a um arcabouço jurídico altamente prescritivo e a ações iniciais de formação de cidadãos caracterizadas por sua fragmentação, condições a partir das quais as principais estratégias de apoio são projetadas e implementadas sob os princípios da participação, do diálogo e da reflexão coletiva.

Keywords : educação; cidadania; comunidade; escola; participação e política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )