SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26EVALUACIÓN DEL APRENDIZAJE EN CIENCIAS NATURALES Y CLASES DE BIOLOGÍA Y GEOLOGÍA: DE LAS PERCEPCIONES A LAS PRÁCTICASCULTURA DE LA REPROBACIÓN EN ESCUELAS ORGANIZADAS POR NIVELES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

RUIZ, Alberto Galaz  y  HERRERA, Marcelo Arancibia. O DESAFIO DA EDUCAÇÃO CIDADÃ: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260004.  Epub 22-Feb-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260004.

Para o Estado do Chile, a formação cidadã é um desafio para fortalecer a democracia. Para isso, foram organizadas escolas para implementar um Plano de Formação Cidadã. No entanto, essa tarefa é complexa porque envolve transformar representações e desenvolver ações em um campo curricular onde prevalecem as prescrições oficiais. Este artigo discute as iniciativas desenvolvidas pelo Estado do Chile e discute seu escopo teórico-prático como base para abordar as conquistas e dificuldades de um projeto de acompanhamento desenvolvido por uma equipe da Universidad Austral Chile planos de apoio em 61 escolas. O pano de fundo refere-se a um arcabouço jurídico altamente prescritivo e a ações iniciais de formação de cidadãos caracterizadas por sua fragmentação, condições a partir das quais as principais estratégias de apoio são projetadas e implementadas sob os princípios da participação, do diálogo e da reflexão coletiva.

Palabras clave : educação; cidadania; comunidade; escola; participação e política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )