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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ALMEIDA, Frederico Alves  e  ALVES, Maria Teresa Gonzaga. A cultura da reprovação em escolas organizadas por ciclos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260007.  Epub 22-Fev-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260006.

A reprovação está presente na educação brasileira desde a sua expansão, interferindo na trajetória escolar e na qualidade no ensino. Embora ações tenham sido tomadas para combater o problema, as taxas de reprovação e abandono persistem, retrato da permanência de uma pedagogia da repetência. Este trabalho investigou a crença de educadores sobre a reprovação e sua relação com práticas de avaliação em escolas públicas de ensino fundamental da rede municipal de Contagem-MG, Brasil, bem como a variação existente entre essas escolas. Por meio de um modelo de regressão logística multinível, foram definidas duas escolas em que se realizou uma pesquisa comparativa, com observação e entrevistas a educadores. Os resultados indicam que certas decisões avaliativas por vezes se distanciam de conhecimentos pedagógicos, influenciadas pela crença que a retenção de um aluno favorece o seu aprendizado, além de funcionar como um instrumento de coerção e justiça.

Palavras-chave : ensino fundamental; educação pública; repetência; ciclos; crença na reprovação.

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