SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26PERCEPTION OF STUDENTS AND HEAD TEACHERS ON THE EFFECTIVENESS OF TRAINING SANCTIONS: CASE STUDYCONTRIBUTIONS TO THE PROJECT OF A PHENOMENOLOGICAL-HERMENEUTICAL PEDAGOGY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

NAZARIO, Murilo Eduardo; SANTOS, Wagner dos  and  FERREIRA NETO, Amarílio. Netnografia da reforma curricular do ensino médio brasileiro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260002.  Epub Feb 22, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260002.

Quais são as práticas discursivas empreendidas pelos sujeitos que têm discutido sobre a reforma do ensino médio no ciberespaço das mídias sociais? Quem são os sujeitos praticantes dessas discussões? Quais são as narrativas assumidas e difundidas no conteúdo desses discursos? Com essa investigação, almeja-se problematizar os modos como a reforma do ensino médio tem sido abordada nas redes sociais com maior número de usuários no Brasil. Desse modo, realizou-se uma netnografia nas interfaces das redes sociais, Twitter, Facebook, Instagram e YouTube utilizando como fontes as narrativas escritas, imagéticas e audiovisuais veiculadas por atores sociais que discutiram sobre a MP nº 746 nesses lugares online. Os resultados sinalizam para uma disputa de narrativas e contranarrativas sociopolíticas entre direita e esquerda, demarcadas pelos próprios sujeitos, que se reverberam sobre o equacionamento dos impactos que essa reforma provocará no cotidiano dessa etapa da educação básica.

Keywords : reforma; ensino médio; ciberespaço.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )