SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A EFICÁCIA DE SANÇÕES DE FORMAÇÃO ACADÊMICA: ESTUDO DE CASOContribuições ao projeto de uma pedagogia fenomenológico-hermenêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

NAZARIO, Murilo Eduardo; SANTOS, Wagner dos  e  FERREIRA NETO, Amarílio. Netnografia da reforma curricular do ensino médio brasileiro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260002.  Epub 22-Fev-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260002.

Quais são as práticas discursivas empreendidas pelos sujeitos que têm discutido sobre a reforma do ensino médio no ciberespaço das mídias sociais? Quem são os sujeitos praticantes dessas discussões? Quais são as narrativas assumidas e difundidas no conteúdo desses discursos? Com essa investigação, almeja-se problematizar os modos como a reforma do ensino médio tem sido abordada nas redes sociais com maior número de usuários no Brasil. Desse modo, realizou-se uma netnografia nas interfaces das redes sociais, Twitter, Facebook, Instagram e YouTube utilizando como fontes as narrativas escritas, imagéticas e audiovisuais veiculadas por atores sociais que discutiram sobre a MP nº 746 nesses lugares online. Os resultados sinalizam para uma disputa de narrativas e contranarrativas sociopolíticas entre direita e esquerda, demarcadas pelos próprios sujeitos, que se reverberam sobre o equacionamento dos impactos que essa reforma provocará no cotidiano dessa etapa da educação básica.

Palavras-chave : reforma; ensino médio; ciberespaço.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )