SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Netnography of curricular reform for Brazilian high schoolSCHOOL COMPLAINT AND GENDER: THE (DES)CONSTRUCTION OF STEREOTYPES IN EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

VIEIRA, Ricardo Pedroza. Contribuições ao projeto de uma pedagogia fenomenológico-hermenêutica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260016.  Epub Mar 10, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260016.

O artigo fornece uma introdução filosófica à tradição da fenomenologia hermenêutica e um panorama do projeto de uma pedagogia fundada nas questões centrais dessa tradição. A seguir, por meio de um diálogo com Paulo Freire e de relatos de experiência do autor, procura refletir sobre o problema de como orientar-se em meio ao processo de ensino-aprendizagem.

Keywords : fenomenologia; pedagogia; hermenêutica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )