SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26NETNOGRAFÍA DE LA REFORMA CURRICULAR DE LA ESCUELA SECUNDARIA BRASILEÑAQUEJA ESCOLAR Y GÉNERO: LA (DES)CONSTRUCCIÓN DE ESTEREOTIPOS EN LA EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

VIEIRA, Ricardo Pedroza. Contribuições ao projeto de uma pedagogia fenomenológico-hermenêutica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260016.  Epub 10-Mar-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260016.

O artigo fornece uma introdução filosófica à tradição da fenomenologia hermenêutica e um panorama do projeto de uma pedagogia fundada nas questões centrais dessa tradição. A seguir, por meio de um diálogo com Paulo Freire e de relatos de experiência do autor, procura refletir sobre o problema de como orientar-se em meio ao processo de ensino-aprendizagem.

Palabras clave : fenomenologia; pedagogia; hermenêutica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )