SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Netnografia da reforma curricular do ensino médio brasileiroQueixa escolar e gênero: a (des)construção de estereótipos na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

VIEIRA, Ricardo Pedroza. Contribuições ao projeto de uma pedagogia fenomenológico-hermenêutica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260016.  Epub 10-Mar-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260016.

O artigo fornece uma introdução filosófica à tradição da fenomenologia hermenêutica e um panorama do projeto de uma pedagogia fundada nas questões centrais dessa tradição. A seguir, por meio de um diálogo com Paulo Freire e de relatos de experiência do autor, procura refletir sobre o problema de como orientar-se em meio ao processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : fenomenologia; pedagogia; hermenêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )