SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26CONTRIBUTIONS TO THE PROJECT OF A PHENOMENOLOGICAL-HERMENEUTICAL PEDAGOGYCurriculum, power and geography textbook policy in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

GARBARINO, Mariana Inés. Queixa escolar e gênero: a (des)construção de estereótipos na educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260011.  Epub Mar 10, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260011.

A prevalência de meninos no fracasso escolar vem sendo salientada por vários autores e o fenômeno vem se acrescentando com a incidência do diagnóstico de TDAH no sexo masculino. Com base em dados coletados em um programa de extensão para crianças com queixa escolar, o presente artigo visa contribuir com uma articulação teórico-empírica acerca da perpetuação dos estereótipos de gênero na educação. O método incluiu a análise de 142 fichas de matrícula, 172 protocolos de observação e 10 registros de rodas de conversa. Além do predomínio masculino no atendimento, identificaram-se indícios de clichês sexistas, notadamente a agressividade física e a impulsividade para os meninos, e o culto à beleza para as meninas. A pesquisa salienta o papel dos educadores na perpetuação dos estereótipos de gênero e a fecundidade das rodas de conversa como instrumentos para sua identificação e desconstrução.

Keywords : fracasso escolar; estereótipos de gênero; educação sexual; rodas de conversa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )