SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Queixa escolar e gênero: a (des)construção de estereótipos na educaçãoRetorno sobre uma antiga questão: Karl Marx e o estatuto dos Manuscritos econômico-filosóficos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

VITIELLO, Márcio Abondanza  e  CACETE, Núria Hanglei. Currículo, poder e a política do livro didático de geografia no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260013.  Epub 11-Mar-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260013.

Neste terceiro decênio do século XXI, período no qual ações neoconservadoras buscam eufemizar, distorcer e invisibilizar temas sociais, políticos, econômicos e culturais, as discussões sobre currículo escolar e políticas públicas educacionais tornam-se centrais. Inicialmente, promovemos uma análise da relação entre currículo e poder, no qual diferentes atores exprimem suas intencionalidades, sobrelevando alguns temas e subjazendo outros. Em seguida, abordamos o papel do livro didático no currículo escolar, especialmente no âmbito do ensino de Geografia, em uma perspectiva que ora relativiza, ora prioriza o uso desses manuais nos processos de ensino e aprendizagem. Por fim, buscamos compreender as políticas públicas relativas ao livro didático e as recentes ações no campo do currículo, consubstanciadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Reforma do Ensino Médio.

Palavras-chave : Base Nacional Comum Curricular; Programa Nacional do Livro Didático; política educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )