SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26THE STATUTE OF TEACHING WORK IN THE REFERENCE CURRICULUM OF MINAS GERAISEXPERIENCES IN A SCHOOL’S SPACE-TIME FROM THE PERSPECTIVE OF A CHILD WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CARVALHO, Graça Simões de; BOFF, Eva Teresinha de Oliveira  and  ARAUJO, Maria Cristina Pansera de. SITUAÇÃO DE ESTUDO (SdE) EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE IMPLEMENTADA EM PROCESSO DE COCRIAÇÃO (CoC). Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260012.  Epub Mar 10, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260012.

A situação de estudo (SoS) tem revelado ser uma estratégia eficiente para promoção de aprendizagens significativas. Este estudo teve como objetivo demonstrar como uma SdE sobre educação em saúde (“Conhecendo o câncer: um caminho para a vida”) pode ser implementada no âmbito do processo de cocriação (CoC). O estudo foi realizado numa escola de ensino médio, com a participação de cinco grupos: alunos (14-15 anos), professores, futuros professores, formadores universitários de professores e profissionais de saúde. As dez atividades foram realizadas na escola e no exterior em cinco meses, desenvolvendo um processo de ciclo autorreflexivo: “refletir e planejar”, “atuar e observar” e “analisar e refletir”. As transcrições dos debates e dos textos dos alunos e professores foram submetidas a análise de conteúdo. Este estudo demonstrou que a Situação de Estudo implementada em um processo de cocriação foi muito eficiente para os alunos desenvolverem um aprendizado significativo.

Keywords : situação de estudo; cocriação educacional; educação em saúde; ciclos reflexivos; pesquisa-ação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )