Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
CARVALHO, Graça Simões de; BOFF, Eva Teresinha de Oliveira y ARAUJO, Maria Cristina Pansera de. SITUAÇÃO DE ESTUDO (SdE) EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE IMPLEMENTADA EM PROCESSO DE COCRIAÇÃO (CoC). Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260012. Epub 10-Mar-2021. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260012.
A situação de estudo (SoS) tem revelado ser uma estratégia eficiente para promoção de aprendizagens significativas. Este estudo teve como objetivo demonstrar como uma SdE sobre educação em saúde (“Conhecendo o câncer: um caminho para a vida”) pode ser implementada no âmbito do processo de cocriação (CoC). O estudo foi realizado numa escola de ensino médio, com a participação de cinco grupos: alunos (14-15 anos), professores, futuros professores, formadores universitários de professores e profissionais de saúde. As dez atividades foram realizadas na escola e no exterior em cinco meses, desenvolvendo um processo de ciclo autorreflexivo: “refletir e planejar”, “atuar e observar” e “analisar e refletir”. As transcrições dos debates e dos textos dos alunos e professores foram submetidas a análise de conteúdo. Este estudo demonstrou que a Situação de Estudo implementada em um processo de cocriação foi muito eficiente para os alunos desenvolverem um aprendizado significativo.
Palabras clave : situação de estudo; cocriação educacional; educação em saúde; ciclos reflexivos; pesquisa-ação.