SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26EL ESTADO DEL TRABAJO DOCENTE EN EL CURRICULUM DE REFERENCIA DE MINAS GERAISLAS EXPERIENCIAS EN EL ESPACIO-TIEMPO DE LA ESCUELA BAJO LOS OJOS DE UN NIÑO CON TRASTORNO DEL ESPECTRO AUTISTA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CARVALHO, Graça Simões de; BOFF, Eva Teresinha de Oliveira  y  ARAUJO, Maria Cristina Pansera de. SITUAÇÃO DE ESTUDO (SdE) EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE IMPLEMENTADA EM PROCESSO DE COCRIAÇÃO (CoC). Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260012.  Epub 10-Mar-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260012.

A situação de estudo (SoS) tem revelado ser uma estratégia eficiente para promoção de aprendizagens significativas. Este estudo teve como objetivo demonstrar como uma SdE sobre educação em saúde (“Conhecendo o câncer: um caminho para a vida”) pode ser implementada no âmbito do processo de cocriação (CoC). O estudo foi realizado numa escola de ensino médio, com a participação de cinco grupos: alunos (14-15 anos), professores, futuros professores, formadores universitários de professores e profissionais de saúde. As dez atividades foram realizadas na escola e no exterior em cinco meses, desenvolvendo um processo de ciclo autorreflexivo: “refletir e planejar”, “atuar e observar” e “analisar e refletir”. As transcrições dos debates e dos textos dos alunos e professores foram submetidas a análise de conteúdo. Este estudo demonstrou que a Situação de Estudo implementada em um processo de cocriação foi muito eficiente para os alunos desenvolverem um aprendizado significativo.

Palabras clave : situação de estudo; cocriação educacional; educação em saúde; ciclos reflexivos; pesquisa-ação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )