SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26O estatuto do trabalho docente no currículo referência de Minas GeraisAs experiências nos espaços-tempos da escola sob o olhar de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CARVALHO, Graça Simões de; BOFF, Eva Teresinha de Oliveira  e  ARAUJO, Maria Cristina Pansera de. SITUAÇÃO DE ESTUDO (SdE) EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE IMPLEMENTADA EM PROCESSO DE COCRIAÇÃO (CoC). Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260012.  Epub 10-Mar-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260012.

A situação de estudo (SoS) tem revelado ser uma estratégia eficiente para promoção de aprendizagens significativas. Este estudo teve como objetivo demonstrar como uma SdE sobre educação em saúde (“Conhecendo o câncer: um caminho para a vida”) pode ser implementada no âmbito do processo de cocriação (CoC). O estudo foi realizado numa escola de ensino médio, com a participação de cinco grupos: alunos (14-15 anos), professores, futuros professores, formadores universitários de professores e profissionais de saúde. As dez atividades foram realizadas na escola e no exterior em cinco meses, desenvolvendo um processo de ciclo autorreflexivo: “refletir e planejar”, “atuar e observar” e “analisar e refletir”. As transcrições dos debates e dos textos dos alunos e professores foram submetidas a análise de conteúdo. Este estudo demonstrou que a Situação de Estudo implementada em um processo de cocriação foi muito eficiente para os alunos desenvolverem um aprendizado significativo.

Palavras-chave : situação de estudo; cocriação educacional; educação em saúde; ciclos reflexivos; pesquisa-ação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )