SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Situation of study (SoS) on health education implemented in a co-creation (CoC) processACADEMIC-SCIENTIFIC DISCOURSES AIMED AT THE INTERNATIONALIZATION OF GRADUATE PROGRAMS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FRANCES, Lyanny Araujo  and  MESQUITA, Amélia Maria Araújo. As experiências nos espaços-tempos da escola sob o olhar de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260026.  Epub Apr 01, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260026.

O artigo visa a discutir a escola a partir do olhar da criança acerca das experiências vivenciadas nos espaços-tempos da escola. O campo empírico se constituiu utilizando instrumentos metodológicos da etnografia, à luz do referencial da Sociologia da Infância, tendo como sujeito uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para a sistematização, fizemos uso da análise de conteúdo, que originou as categorias da investigação. Identificamos que a criança com TEA irroga sentido à medida que vive tais experiências, procurando condutas dissímeis para relacionar-se com seus pares e com adultos, bem como para desconstruir regras preestabelecidas nos espaços-tempos escolares. Assim, sobressai a premência da ausculta da criança em suas múltiplas formas de expressão, a fim de contribuir para a efetivação de práticas educativas assentes em saberes que a respeitem em seus traços geracionais, rompendo com os modos lineares de pensar a estrutura organizacional dos espaços-tempos da escola.

Keywords : infância; experiência(s); inclusão escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )