SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26SITUACIÓN DE ESTUDIO (SdE) EN EDUCACIÓN PARA LA SALUD IMPLEMENTADA EN EL PROCESO DE CO-CREACIÓN (CoC)DISCURSOS ACADÉMICO-CIENTÍFICOS ORIENTADOS A LA INTERNACIONALIZACIÓN DE LOS PROGRAMAS DE POSGRADO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

FRANCES, Lyanny Araujo  y  MESQUITA, Amélia Maria Araújo. As experiências nos espaços-tempos da escola sob o olhar de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260026.  Epub 01-Abr-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260026.

O artigo visa a discutir a escola a partir do olhar da criança acerca das experiências vivenciadas nos espaços-tempos da escola. O campo empírico se constituiu utilizando instrumentos metodológicos da etnografia, à luz do referencial da Sociologia da Infância, tendo como sujeito uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para a sistematização, fizemos uso da análise de conteúdo, que originou as categorias da investigação. Identificamos que a criança com TEA irroga sentido à medida que vive tais experiências, procurando condutas dissímeis para relacionar-se com seus pares e com adultos, bem como para desconstruir regras preestabelecidas nos espaços-tempos escolares. Assim, sobressai a premência da ausculta da criança em suas múltiplas formas de expressão, a fim de contribuir para a efetivação de práticas educativas assentes em saberes que a respeitem em seus traços geracionais, rompendo com os modos lineares de pensar a estrutura organizacional dos espaços-tempos da escola.

Palabras clave : infância; experiência(s); inclusão escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )