SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26EXPERIENCES IN A SCHOOL’S SPACE-TIME FROM THE PERSPECTIVE OF A CHILD WITH AUTISM SPECTRUM DISORDERSOCIAL CONSTRUCTION OF SCHOOL VIOLENCE AS SELF-ORGANIZED RECIPROCAL RELATIONSHIPS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SOUSA, Michele Silva Costa  and  FUZA, Ângela Francine. Os discursos acadêmico-científicos voltados à internacionalização dos programas de pós-graduação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260019.  Epub Apr 09, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260019.

Ações específicas de internacionalização do ensino da pós-graduação brasileira são, cada vez mais, recorrentes de acordo com as prioridades da gestão universitária. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar os discursos acadêmico-científicos, voltados à internacionalização dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), por meio de textos normativos das instituições oficiais financiadoras de pesquisa e pela percepção dos coordenadores de PPG da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A pesquisa é caracterizada como qualitativa-quantitativa de cunho interpretativista, na qual utilizou-se de procedimentos investigativos de base documental, acrescidos de dados provenientes da aplicação de questionário junto aos PPGs da UFT. Os resultados apontam indícios do letramento autônomo nas práticas de internacionalização dos PPGs analisados, que têm como característica a concepção da escrita adequada a padrões estabelecidos.

Keywords : letramentos acadêmicos; Capes; pós-graduação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )