SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26LAS EXPERIENCIAS EN EL ESPACIO-TIEMPO DE LA ESCUELA BAJO LOS OJOS DE UN NIÑO CON TRASTORNO DEL ESPECTRO AUTISTAConstrucción social de la violencia escolar como relaciones recíprocas autoorganizadas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SOUSA, Michele Silva Costa  y  FUZA, Ângela Francine. Os discursos acadêmico-científicos voltados à internacionalização dos programas de pós-graduação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260019.  Epub 09-Abr-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260019.

Ações específicas de internacionalização do ensino da pós-graduação brasileira são, cada vez mais, recorrentes de acordo com as prioridades da gestão universitária. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar os discursos acadêmico-científicos, voltados à internacionalização dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), por meio de textos normativos das instituições oficiais financiadoras de pesquisa e pela percepção dos coordenadores de PPG da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A pesquisa é caracterizada como qualitativa-quantitativa de cunho interpretativista, na qual utilizou-se de procedimentos investigativos de base documental, acrescidos de dados provenientes da aplicação de questionário junto aos PPGs da UFT. Os resultados apontam indícios do letramento autônomo nas práticas de internacionalização dos PPGs analisados, que têm como característica a concepção da escrita adequada a padrões estabelecidos.

Palabras clave : letramentos acadêmicos; Capes; pós-graduação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )