SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26As experiências nos espaços-tempos da escola sob o olhar de uma criança com Transtorno do Espectro do AutismoCONSTRUÇÃO SOCIAL DA VIOLÊNCIA ESCOLAR COMO RELAÇÕES RECÍPROCAS AUTO-ORGANIZADAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SOUSA, Michele Silva Costa  e  FUZA, Ângela Francine. Os discursos acadêmico-científicos voltados à internacionalização dos programas de pós-graduação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260019.  Epub 09-Abr-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260019.

Ações específicas de internacionalização do ensino da pós-graduação brasileira são, cada vez mais, recorrentes de acordo com as prioridades da gestão universitária. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar os discursos acadêmico-científicos, voltados à internacionalização dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), por meio de textos normativos das instituições oficiais financiadoras de pesquisa e pela percepção dos coordenadores de PPG da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A pesquisa é caracterizada como qualitativa-quantitativa de cunho interpretativista, na qual utilizou-se de procedimentos investigativos de base documental, acrescidos de dados provenientes da aplicação de questionário junto aos PPGs da UFT. Os resultados apontam indícios do letramento autônomo nas práticas de internacionalização dos PPGs analisados, que têm como característica a concepção da escrita adequada a padrões estabelecidos.

Palavras-chave : letramentos acadêmicos; Capes; pós-graduação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )