SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26ACADEMIC-SCIENTIFIC DISCOURSES AIMED AT THE INTERNATIONALIZATION OF GRADUATE PROGRAMSSECONDARY EDUCATION IN PARÁ STATE IN THE SECOND REPUBLIC OF BRAZIL (1930-1945) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MONTOYA, Caridad Anay Cala. CONSTRUÇÃO SOCIAL DA VIOLÊNCIA ESCOLAR COMO RELAÇÕES RECÍPROCAS AUTO-ORGANIZADAS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260018.  Epub Apr 09, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260018.

Cuba, graças ao regime socialista do modelo socioeducativo, não atinge as dimensões internacionais da violência escolar, mas enfraquece significativamente as relações escolares. Nesse sentido, o estudo concentra-se no entendimento da sua construção e emergência a partir de uma perspectiva relacional, introduzindo o conceito de relações recíprocas auto-organizadas. Na ordem fenomenológica, sua relevância é corroborada pela triangulação metodológica nos contextos educacionais do município de Santiago. A partir da análise dos resultados, constatou-se que a sua construção se configura a partir de uma multidirecionalidade de interações entre seus atores e da convergência contingente de relações diferentes (linguística, econômica, escolar etc.) articuladas por veículos comunicativos (poder, conhecimento etc.) a partir da qual a violência decorre do ato de bater, humilhar outros durante interações escolares.

Keywords : violência escolar; relações recíprocas auto-organizadas; atores escolares; veículos de comunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )