SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26SOCIAL CONSTRUCTION OF SCHOOL VIOLENCE AS SELF-ORGANIZED RECIPROCAL RELATIONSHIPSThe impacts of quota in higher education: a balance of quota students in the state universities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SILVA, Tayana Helena Cunha  and  CASTRO, Cesar Augusto. O ensino secundário no estado do Pará na Segunda República (1930-1945). Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260025.  Epub Apr 09, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260025.

O presente artigo busca analisar o ensino secundário público no Pará na Era Vargas. Nesse sentido, o objetivo geral é: identificar o cenário do ensino secundário no Pará a partir do cotidiano educativo do Colégio Paes de Carvalho/Ginásio Paraense. O procedimento metodológico deste estudo se caracteriza como documental tendo como fontes os documentos da referida instituição, como ofícios e horários de prova, além de mensagens dos governadores do Pará. O arcabouço teórico de análise das fontes foi composto por autores que discutem o cotidiano educativo do ensino secundário no Brasil na Segunda República. Os resultados do estudo apontaram que a instituição secundária paraense foi referência de educação da juventude do estado a partir de práticas curriculares orientadas por bases humanísticas, científicas e nacionalistas.

Keywords : Colégio Paes de Carvalho; ensino secundário; estado do Pará.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )