SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Construcción social de la violencia escolar como relaciones recíprocas autoorganizadasIMPACTOS DE LA CUOTAS EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: UN BALANCE DE LAS PERFORMANCES DE CUOTISTAS EN LAS UNIVERSIDADES ESTADUALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SILVA, Tayana Helena Cunha  y  CASTRO, Cesar Augusto. O ensino secundário no estado do Pará na Segunda República (1930-1945). Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260025.  Epub 09-Abr-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260025.

O presente artigo busca analisar o ensino secundário público no Pará na Era Vargas. Nesse sentido, o objetivo geral é: identificar o cenário do ensino secundário no Pará a partir do cotidiano educativo do Colégio Paes de Carvalho/Ginásio Paraense. O procedimento metodológico deste estudo se caracteriza como documental tendo como fontes os documentos da referida instituição, como ofícios e horários de prova, além de mensagens dos governadores do Pará. O arcabouço teórico de análise das fontes foi composto por autores que discutem o cotidiano educativo do ensino secundário no Brasil na Segunda República. Os resultados do estudo apontaram que a instituição secundária paraense foi referência de educação da juventude do estado a partir de práticas curriculares orientadas por bases humanísticas, científicas e nacionalistas.

Palabras clave : Colégio Paes de Carvalho; ensino secundário; estado do Pará.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )